Gestão de redes sociais: a importância de uma estratégia para micro e pequenas empresas

Acompanhe este texto até o final e saiba porque é importante ter uma boa estratégia específica para as necessidades de sua pequena ou micro empresa


Pare uns instantes e responda: você conhece alguém que não tenha nenhum perfil em redes sociais? Pois é, todo mundo tem uma página no Facebook ou Instagram. Se todos estão nesses espaços, é certo que seus clientes também estão.


Investir em redes sociais é reconhecer a importância de uma estratégia assertiva para sua micro e pequena empresa. Cada um desses espaços digitais tem suas particularidades e é preciso entender um pouco sobre eles antes de começar.


Neste artigo, vou te contar porque você deve investir em gestão de redes sociais para sua micro ou pequena empresa.

Um objetivo para cada rede social


Linkedin, Instagram, Twitter, Facebook… Inúmeras são as possibilidades de se encontrar com seus clientes, e cada uma delas pode fazer com que você aumente suas vendas, ou melhore a imagem do seu negócio. Mas, antes de fazer dessa rede uma ponte entre sua empresa e seu consumidor, é necessário entender a que cada uma delas se propõe.


  1. Linkedin: rede de negócios voltada para profissionais que buscam oportunidades e para empresas que desejam captar talentos. Conteúdos para esta rede devem ter um tom formal, ótima para empresas que desejam trabalhar estratégias de employer Brand. .

  2. Instagram: começou como uma espécie de álbum de fotos. Hoje, oferece diversas ferramentas que ajudam na interação e no engajamento do público. Em franco crescimento, é uma ferramenta importante para quem vende produtos cuja imagem tem bastante importância.

  3. Twitter: rede de comunicação rápida, ótima para monitorar o que é dito sobre sua marca ou empresa nas redes. Também possibilita uma comunicação quase instantânea com seus clientes para sanar qualquer dúvida que surja.

  4. Facebook: É a maior rede social do mundo com perfil e páginas dos mais variados tipos. Ter sua marca neste espaço, com uma fan page organizada e atrativa, pode ajudar bastante os resultados de venda da sua micro e pequena empresa.

  5. Pinterest: Se você trabalha com produtos que rendem boas fotos, como roupas ou artesanato, talvez essa rede possa te oferecer um engajamento interessante para suas vendas.


Agora que você já viu um pouco sobre cada uma das principais redes, vamos entender porque investir em estratégias interessantes para a gestão de rede social da sua micro e pequena empresa.

Preciso estar em todas as redes sociais?


Esta é uma dúvida muito interessante e que sempre surge quando a conversa é sobre descoais. Bom, o que podemos dizer é que cada caso merece uma estratégia diferenciada. Mas cada rede social é capaz de oferecer um resultado para seu negócio.


Talvez você queira dar mais atenção a uma delas, porque lá é onde seu cliente está, mas pode ser interessante pensar em conteúdos diversos para cada um dos ambientes. Dessa maneira, a sua presença virtual se expande e vocè é capaz de ampliar sua cartela de clientes


Uma boa gestão de redes sociais diminui investimentos

Aqui no blog nós já demonstramos qual a importância da comunicação digital para micro e pequenas empresas. E, nesta conversa, falamos um pouco sobre as redes sociais e seu grande alcance junto ao público. Usando as ferramentas certas as possibilidades são várias!


Outro ponto interessante que pode ser levantado aqui é o fato de que, mesmo com um investimento modesto, os retornos ainda podem ser bastante satisfatórios para você e sua empresa.


É verdade que existem planos pagos e impulsionadores diversos dentro das plataformas. Mas, se você consegue entender cada um das redes, para que servem, e suas ferramentas de engajamento, com uma estratégia firme e um conteúdo relevante, seu engajamento pode ser orgânico e o crescimento contínuo.

Uma boa estratégia de redes sociais também te faz estar um passo à frente


Se você tem perfis em redes sociais diversas é quase certo que seus concorrentes também tenham. Acompanhar o que essas páginas trazem e fazem pode te ajudar a pensar em soluções inovadoras para as dores de sua audiência.


Portanto, esteja atento ao que eles oferecem e veja como se diferenciar. Muitas pessoas oferecem o mesmo tipo de trabalho que você, mas só você pode oferecer o seu tipo de trabalho!


Além disso, conhecer outros negócios, semelhantes ou distintos, pode ser uma ótima maneira de estabelecer parcerias e trocas. Essa atitude pode trazer novos clientes para sua micro e pequena empresa, além de promover crescimento sustentável e orgânico para a marca.


Pois bem, agora que você já compreende qual a importância de uma boa gestão de redes sociais para micro e pequenas empresas, dê o primeiro passo! Com as informações que você já possui sobre seu público, pense onde marcar sua presença digital.


Comece hoje mesmo a produzir conteúdo de relevância para seus clientes e receba o retorno através de novos negócios e parcerias. E, se você quiser saber mais sobre este assunto e sobre nosso trabalho, assine a newsletter e fique por dentro das novidades do mercado!


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